terça-feira, 27 de julho de 2010

Gelo puro ou impuro?!

Nas andanças da vida é comum verificar quão empobrecida está ficando a lingua portuguesa. Problemas educacionais ou falta de motivação de aprender seriam os fatores que predominam para chegar a essas revelações.
------
Na frente de uma chácara pela qual passo toda hora, ali no Passaúna, eis que uma placa está afixada na lixeira com a palavra LIXIO. Afinal, como se pronuncia mesmo essa palavrinha? O carinha escreveu como mentalizou, se é que fez esforço para chegar a isso.
------
Na minha frente, na estrada, uma camionete estampava as palavras Gelo Puro. Minha primeira pergunta seria: e existe gelo impuro?
------
Quando você se dá conta, ali na TV, eis que o locutor policial revela seus cacoetes gramaticais e diz 'não houve nenhuma ocorrência nesta tarde'. Você recebe esse erro e talvez assimile para dar sequência numa hora destas a essa forma de não se comunicar conforme estabelecem as boas regras...
------
E a influência da televisão ao desensinar o nosso povo? A pronúncia da letra E como I e a letra O como U confunde muita gente. Tudo bem que minha netinha Stella, com seus seis aninhos, escreve Siencontramos amanhã porque na mente jovem dela o E é pronunciado como I, mas daí adultos, profissionais, apenas porque se encontram no Rio ou em São Paulo, pronunciarem erradamente as letras vai uma distância muito grande. Leite é leitE e não leitchi. Gente é gentE e não gentchi... Minha inútil campanha, claro, mas que poderia melhorar, isso poderia.
------
E os nossos locutores televisivos, em Curitiba, notadamente, que insistem em pronunciar PÁrana e não o que é certo, agudo no final, ParanÁ?!!!!!!
------
Coisas da vida que nos distanciam das coisas perfeitas ou quase perfeitas...

Nenhum comentário: