segunda-feira, 29 de outubro de 2007

E surgiu um tucano no Passaúna!

Vocês podem ficar imaginando que estou delirando ao dar esta informação: tomando meu café matinal aqui na chácara à beira do Lago Passaúna, onde fico mais tempo durante a semana, eis que vislumbro pela janela um belíssimo tucano! Sim, um tucano que solta um som cortante, como que anunciando sua existência e sua visita...

Primeiro, ficou no topo de uma das árvores, de olho no ninho de pássaros que, com patas e bicos lutam para que o visitante não ataque seus ovos e seus filhotes. Eu nem imaginava que tucanos são predadores, apreciam não só frutas mas ovos e pequenos pássaros. Pois ele ficou vários por aqui, até se exibindo nuns galhos de aroeiras, bem pertinho da varanda da casa. Consegui tirar fotos dele, bem boas, que mostro a vocês neste blog.

Ao anunciar a novidade desse multicolorido visitante, soube pelo primo Mário Lesniovski, meu vizinho aqui no Passaúna, que havia semanas atrás em seu bosque mais de cinco tucanos. Ele deu comida a eles mas depois de alguns dias foram adiante ou foram apanhados. Soube de Maria Arlete, a diretora de meio ambiente da Sanepar, que houve punições a alguns moradores que aprisionaram tucanos em suas propriedades. Mania gozada de gente que não quer apreciar o belo apenas, prende as aves de uma forma lamentável, ou para vender ou para apenas deixá-las presas em gaiolas!...

Claro que a vinda desses pássaros aqui ao redor do Passaúna se deve à falta de mais bosques no Estado. Elas procuram alimento e lugar para se reproduzirem e nossos pequenos bosques servem como novo ´habitat´ ou, pelo menos, onde ficar por alguns dias, algumas semanas.
Fico feliz em rever tais aves e procuro preservar.

Elas são aves lindas, ah, isso são.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana. É bom saber que os tucanos ainda estão por aí. 15 anos atrás constumava presenciar tucanos em uma chácara da Leão Jr. no bairro Sto Inácio em Curitiba ao lado do Pque Bariguí. Apesar de ter morado quase minha vida toda perto do Passaúna, nunca havia visto tal pássaro nas redondezas do parque. Pena que existem indivíduos ignorantes que capturam esses bichos para vários fins. É triste ter que conviver com tamanha falta de cultura.

Flademir Henrique Tozato
fhtsuper@yahoo.com.br