quinta-feira, 5 de março de 2009

Pelos semblantes

Tenho um problema muito grande: não sei blefar. E isso foi sentido quando, morando e trabalhando em Cascavel, Paraná, em jogos de poquer entre amigos, sem envolvimento de somas de dinheiro, um companheiro meu, Dimer Webber, revelou: "polaco, eu sei quando você tem carta boa ou ruim, pelos seus olhos. Basta eu olhar para você e saber que você está blefando ou tem cartas". Isso me vem quando olho fotografias de determinadas pessoas, políticas principalmente, e, pelo semblante delas, dá para registrar/imaginar o que elas, por dentro, sentem.

Vejam a foto que está publicada hoje nos jornais, o Diário Catarinense, à página 6, ´Política´, com os senadores Ideli Salvatti, Mercadante e Fernando Collor enfileirados e atrás mais um senador de sorriso aberto, um outro ao seu lado de cara de muxoxo e mais Osmar Dias de olhos para baixo, como que envergonhado. No rosto de Ideli, dá para sentir, rugas na testa, olhos estalados, mão disforme com dedo em riste, o aspecto real de ter sido traída; ao lado, Aloisio Mercadante, do seu partido, como um lorde negociador, olhos abaixados, deve ter dito/pensado: "é uma pena"; e ao lado de Mercadante, o Imperador avassalador Fernando Collor, olhar firme, quase debochado, qual ditador feliz por ter mandado para a guilhotina (aqui, sem cordas, machados e sem cadafalsos físicos) os seus eternos desafetos, não importa se estavam ali na época em que ele foi defenestrado pelas maluquices presidenciais.

No jornalismo crítico e realista, essa foto nem precisaria de legenda para mostrar em que ponto estamos na política brasileira. Um mercado livre e aberto, pouco importando a ética, a representatividade popular, o cumprimento aos preceitos constitucionais. Os historiadores brasileiros devem estar rubros de raiva ao tentarem registrar os fatos e os feitos deste pobre Brasil que ainda vive nos tempos dos coronéis, amarrado num quadro político-partidário injusto, distribuindo favores e louvores inconsequentes. Pena, muita pena.

Nenhum comentário: