terça-feira, 24 de março de 2009

Opa, o Ibope me telefonou!

Em pleno sábado, de manhã, recebo um telefonema em minha casa, no fixo, e ouço do outro lado uma pessoa se apresentando como funcionário do Ibope e gostaria de conhecer que rádios a gente costumava sintonizar, em Curitiba. Não perguntou nada mais naquele momento, nem em que faixa etária estou eu. Respondi de pronto qual a minha emissora preferida. Daí ele perguntou qual a minha idade. Quando soube, pediu desculpas dizendo que queria respostas de pessoas com até 39 anos. Disse-lhe achar que a pesquisa era conduzida para pessoas mais jovens, coisa que negou, e que o que ele estava fazendo era apenas cumprindo um determinado contrato com determinada emissora, que desejaria saber em que posição estava nessa faixa etária.

Então, amigos, o Ibope é nada mais nada menos que uma prestadora de serviços comerciais, não necessariamente para beneficiar a comunidade. Desliguei intrigado naquele instante, mas retomando minha consciencia em seguida por entender que a maioria das atividades desses institutos dirige-se para atender a esquemas meramente comerciais, buscando mais contratos junto a investidores na midia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo comigo, porém, na Bahia. Perguntaram minha idade, informei e aconteceu o mesmo, disseram que já haviam feito pesquisa com pessoas de minha idade e tentaram saber se havia alguém mais novo em minha residência, creio que isto não faz parte da metodologia de pesquisa aplicada pelo IBOPE, pois, me pareceu mais uma pesquisa de criminosos, querendo saber com quem vivo, quantas pessoas são e quais as idades. Ligaram de um telefone fixo (71) 33594430 que certamente não tem nada haver com o IBOPE.