terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As maravilhosas razões do ser

Vejam que coisa bonita: um companheiro de Rotary, Alceu Pagani, daqui de Lages, SC, atende há muitos anos um grupo de moradores do bairro da Penha, tem seu nome no Centro de Convivência como homenagem pelas coisas feitas, mas, mesmo assim, não para de ter ideias e planos. Resolveu fazer um programa de hortas residenciais, ou seja, cada um dos quatro bairros vizinhos, através de suas lideranças, escolhe dez residências e lança o plano de horta particular, com ajuda de acadêmicos, de especialistas, etc. O Rotary dele, Lages Coral, arregimenta forças e dará devida assistência.
- - - -
Na reunião do lançamento da ideia, foram convidados quatro presidentes de associações de bairros e apenas um apareceu. Não houve problemas: se um veio, é com esse que se inicia o plano. Vão fazer novos encontros, em breve, e escolher os que querem aderir, se dez na Penha ou mais dez ou vinte nos bairros vizinhos, não importa, a ideia foi lançada e será executada. Com isso, implantado o programa dentro das técnicas necessárias, cada morador terá a sua horta e, na certa, no decorrer do tempo, até os vizinhos dos vizinhos vão aderir, pelo visual ou mesmo por querem acompanhar uma coisa espetacular.
- - - -
Todos os presentes ao encontro vibraram com o clima criado e com o entusiasmo dos idealizadores e dos receptores do plano. O que faz com que uma pessoa busque modificar o mundo ao seu redor? Que estranho esse jeito de liderar que propicia benefícios a quem está ali, na sua casa, assistindo televisão, passando o tempo e deixando espaços no seu quintal sem qualquer utilidade? Ou apenas tendo um espaço para gatos e cães? Alguém tem que agir para melhorar o grande mundo que esta à nossa volta, girando as horas e o tempo, esperando que o fim demore a chegar...
- - - -
Parece letra de música, mas não é. O fato é que a iniciativa de um líder, com apoio e ajuda de outros líderes, membros do Rotary Clube Lages Coral, pode transformar as coisas e mostrar que o esforço coletivo é uma das maneiras ideais de cumprir com o lema permanente dos rotarianos, o de "dar de si antes de pensar em si", fortalecendo comunidades e unindo os continentes. Temos certeza de que as sementes brotarão nas hortas residenciais dos bairros inicialmente focados, servindo de exemplo para outras comunidades. O nosso mundo é muito especial, em que o ser racionaliza coisas maravilhosas e procura trazer felicidade, além de cuidar da própria saúde alimentar.

Nenhum comentário: