terça-feira, 8 de março de 2011

Como nossa pronúncia é diversa!!!!

Fruto certamente das emissoras globais, nacionais e o uso de locutores com majoritária pronúncia, a do carioca, cheia de chiados e sons diferentes do que pede o vernáculo, eis que o brasileiro passa a ter nós na cabeça ao pretender falar corretamente. Não é inticação gratuita, como diria o catarinense do Litoral, mas quem almeja aprender a falar em público e ser entendido com mais propriedade, se se basear no noticiário carioquês, vai ter muita dificuldade em se comunicar com outrem.
- - - -
Vejamos: quando a palavra alguns tem o som de alguinsh? Só mesmo o ouvinte carioca vai achar que está certa; Paz é paz e não paish; susto não é sushto; e todas as palavras terminadas em o ou os não são pronunciadas como u e us.
- - - -
Tudo bem, tudo bem, muitos dos meus amigos vão dizer que essa diversidade se deve à cultura, aos usos e costumes regionalitas, à nossa geografia, aos nossos ancestrais ou aos nossos ´descobridores´, que aqui aportaram e deram as tintas na língua de além-mar. Mas que seria interessante e ideal que houvesse uma maior uniformização nas pronúncias, isso seria.
- - - -
O ideal seria que as redes globais, quando fossem difundir coisas de um Estado, usassem um mesmo estilo nas pronúncias ou, para mostrar a diversidade, a riqueza étnica, colocassem no ar todas as pronúncias existentes neste país muitas vezes adormecido para os aspectos culturais.
- - - -
Nós, fora do eixo carioca, merecemos mais atenções e que sejam respeitados com nossos costumes linguísticos regionais.

Nenhum comentário: