quarta-feira, 9 de março de 2011

A falta constante das palavras mágicas

Vocês já devem ter observado como a falta de educação e de gentileza tornou-se um hábito nos relacionamentos, nas comunicações entre pessoas. Conheço várias que dificilmente escrevem ou falam duas palavras que a gente costuma chamar de mágicas, quando queremos educar crianças: por favor. É doído sentir quando um atendente, no seu trabalho onde a polidez e a finura deveriam ser partes fundamentais na comunicação verbal com seus clientes, não dá demonstração alguma de que está sendo educado.
- - - -
Atendi a um telefonema de um atendente de prestadora de serviços que almejaria dar um recado para uma pessoa daqui da chácara. Perguntou por essa pessoa e, diante de minha resposta de que ela deveria estar fora do local onde reside, trabalhando, pediu para anotar o telefone para que fizesse contato até às 20 horas 40 minutos de hoje, sem falta. Nada de pedir por gentileza, por favor, nada mesmo. Na sequência, perguntou quem era eu na ordem do dia, o que era da pessoa. Respondi quem eu era e, pasme, do outro lado nada de pedir por favor, por gentileza. Eu, num ímpeto, disse: pode deixar que eu FAREI O FAVOR de dar o recado dele... Coisa de louco, e mal educado!!!!
- - - -
Outro dia, fui abordado por um sujeito que, de dentro do carro, quando parei no sinaleiro, me disse que eu tinha ultrapassado carros na rua João Bettega, no Portão, pelo acostamento daquela artéria. Espantando, perguntei quem era ele e qual a sua função para me dar admoestação por ter ultrapassado pelo acostamento. Não se apresentou, não disse quem era e repetiu que ´eu vou multar o senhor pela ultrapassagem!`. Disse-lhe que tudo bem, que esperaria a sua multada. Estava num carro particular, sem qualquer identificação de ser do Detran ou da Diretran, não saiu do veículo e nem mostrou credenciais. Eu mesmo, ainda espantado, procurei na João Bettega o dito acostamento e nada vi dele, apenas uma pista na calçada para pedestres e ciclistas. Eu usei uma das pistas disponíveis da rua, pela direita, que em certo ponto é usada para estacionamento de veículos. Estou procurando o dito acostamento e esperando a estapafúrdia multa... Que coisa de louco, nessa selva de pedra. Pode ser que o cara me abordou por estar com veículo com placa de Lages, Santa Catarina, pois ainda existe gente que discrimina pessoas de fora.
- - - -
Quero dizer que as palavras mágicas não foram extintas, não prejudicam em momento algum, fazem um bem danado para quem as usa e mostram que, sempre usadas, melhoram o mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário: