domingo, 13 de março de 2011

Espaços do servir, ainda temos?

Longe de mim achar estar.certo em tudo o que faço ou o que proponho, mas me instiga o fato de que o crescimento do nosso Rotary submete muitos dos nossos líderes a um impasse e a uma pergunta bem simples: temos lugar em nossa cidade, em nosso bairro, em nossa localidade para criarmos mais um clube de serviços como o nosso, com sócios iguais ou melhores que nós?

Esse raciocínio me direciona a uma colocação que desejaria ser avaliada. As reuniões de noite passam do tempo ideal, digamos, daqueles sessenta minutos em que se congrega o grupo, se anota o que foi feito na semana e o que pode e deve ser .feito na próxima? Será que nossos encontros são cheios de companheirismo, amizade, respeito, confraternização e camaradagem? Quando trazemos um possível candidato e ele observa que nossa agenda foi cansativa, repleta de notícias e poucas ações realizadoras junto à comunidade a que servimos, essa seria uma boa mostra de como atuamos na nossa organização?

E as reuniões de dia, será que elas são curtas demais e não permitem que a gente se confraternize, troque idéias e novidades?

Mas, e aqueles líderes que não gostam ou não têm tempo para Rotary de noite ou ao meio dia? Não seria bom ver horários alternativos para os profissionais que são exemplares no uso de seu tempo? Digamos, seis horas da tarde? Ou das sete às oito da manhã, ou das oito às nove?

No nosso Distrito 4740, estamos com uma nova e pioneira experiência em Santa Catarina. Está praticamente criado e funcionando um clube café da manhã, em Lages, que se chama Rotary Clube Lages Alvorada, já com a lista de 29 fundadores pronta para ser enviada a Rotary International. São pessoas, homens e mulheres, maioria jovens, super ativas e que encontraram no horário das 8 às 9 horas, às quartas-feiras, tempo para servir antes de pensar em si.

Não é original o clube café da manhã, no Brasil. O primeiro que surgiu foi o Brasília Alvorada e o segundo o Curitiba Cidade Sorriso, no Paraná.

O interesse desta mensagem a todos os rotarianos do nosso Distrito 4740 é dar um leve toque nos companheiros e companheiras para as lacunas do servir que possuímos em nossa cidade. Uma delas é a que esquecemos de arregimentar professores e profissionais que trabalham de dia e de noite sem ter possibilidades de participar dos clubes em horários tradicionais. Com um clube pela manhã ou no final do expediente (esta é uma das super boas ideias também), poderemos oferecer a muitos a oportunidade de fazer o que costumamos cultivar, o de levantar necessidades na área de atuação, dar as soluções e entregar a continuidade aos líderes que formamos ali, afinar entre nós o companheirismo, a lealdade e a amizade, dando exemplo ao meio em que vivemos e trabalhamos.

Seria utopia de nossa parte pensar com visão ideal de futuro, sabendo que muitos líderes profissionais e de negócios estão aguardando a nossa chamada para o servir, na conjugação do nosso slogan permanente, o de Dar de Si Antes de Pensar em Si?

Corrijam-me, por favor, se em algumas dessas colocações estou errado.


Miecislau Surek
Sócio RC Lages Norte, PDG 96-97 D 4730 e Instrutor Distrital 4740 2010-11

Nenhum comentário: