segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O caráter pode ser avaliado, sim

Num certo momento você percebe uma mudança no comportamento de um conhecido, de um amigo e até de um parente. Começa a pensar e imaginar quais são ou foram os reais motivos desse novo jeito da pessoa. E chega rapidamente a receber as explicações quando soube que essa pessoa recebeu algum poder maior, virou síndico, ganhou um certo dinheiro a mais ou mesmo passou a ter melhores condições de vida, em termos patrimoniais, financeiros principalmente ou um mero cargo em que patrão ou seus sócios lhe deram algum comando, alguma presidência, alguma chefia.
-----
Alguém já escreveu a seguinte frase: para conhecer o caráter de uma pessoa, basta lhe dar o poder. Haveria alguma verdade nisso? Para quem não se preocupa com essas coisas, pouco importa. Mas, se você começar a botar a memória em dia e tentar fazer uma viagem ao seu passado, em inúmeras circuntâncias da vida, particular ou profissionalmente, vai confirmar que a frase está certíssima. Basta ver quem mexe com dinheiro, caixas de banco, de lojas, diretores ou chefes de tesourarias, eis que a maioria, quando conversa com alguém, já demonstra que acha que tem mais poder no ambiente.
-----
Quando candidatos a cargos públicos, mesmo com tempo pequeno de mandato pela frente, os aspirantes atuam humildes, afagam as pessoas, abraçam todos, dão beijinhos nas faces das pessoas que aparecem aos encontros, às reuniões, aos comícios (hoje em dia raros, pelo custo e pela falta de motivação popular, a não ser que haja shows). Sorrisos largos e constantes, riem de piadas fúteis, apertam as mãos de todos, continuam abraçando. Depois, se eleitos, busquemos os ditos para ver se estão se lembrando do que prometeram, do que anunciaram. O poder já lhe subiu na cabeça e o jeito é preparar o caminho para a reeleição, quando novamente voltam a atuar no palco das promessas infindáveis e irrealizáveis. Essas pessoas, em sua maioria, têm caráter positivo ou negativo? Não interessa se é mau ou bom, mas dá para avaliar em que nível está o seu caráter.
-----
Seria até divertido se houvesse uma fichinha anotando os comportamentos das pessoas para definir se ela tem bom caráter, servindo até como subsídio para ser incluída no cadastro, digamos, da recente Lei da Ficha Limpa. Mas daí iriam nos chamar de doidos pela ideia...

Nenhum comentário: