sábado, 10 de novembro de 2007

Ah, se abrissem as caixas-pretas!...

Imaginemos que nosso país fosse perfeito, ou quase isso, em termos de responsabilidade pública praticada e cumprida principalmente por aqueles que recebem atribuições representativas a cada período eleitoral. Com total ou quase total transparência, houvesse uma lei que obrigasse a todos, no final de suas gestões, abrirem seus documentos, seus procedimentos, suas caixas-pretas. E que todos, do mais analfabeto ao mais culto, tivessem acesso e entendimento ao que estava sendo revelado. Se isso existisse, vocês acham que alguns assuntos/fatos ficariam arquivados, prescritos, escondidos do conhecimento público? Alguns deles:

- Lei da responsabilidade fiscal. Eis uma lei que foi firmada e distribuída para ´boi dormir`, ou seja, todos vibraram com a sua assinatura e vigência mas pouquíssimos a obedecem. Ou melhor, foi feita para não ser cumprida. Vemos vários governadores, vários prefeitos, ´negociando´ com o Congresso para que seja amenizada, esquecida, desculpada pelo não cumprimento pela maioria dos políticos que respondem por executivos neste Brasil imenso de ilegalidades e esquecimentos.

- Orçamentos públicos. Se realmente os tribunais fiscalizassem e condenassem os erros dos orçamentos, quanta gente não se emendaria e cumpriria as leis à risca! Mas, não, faz-se de conta que existe orçamento, as chamadas emendas remendam os orçamentos mais que colchões de pobres e coitados que não puderam ser cadastrados no MST... E ninguém é punido por isso...

- Propostas eleitorais. Imaginem quantas bobagens nos anunciaram durante as campanhas eleitorais, todas nos engabelando, puxando nossa esperança e nossa credibilidade. Somemos tudo isso e, agora, que estão no poder, vamos a eles e tentemos conferir o que nos prometeram com o que nos apresentaram, ou apresentam, no exercício do poder. Aquilo que nos prometeram pode ser colocado como temas para um livro dos sonhos que, seguramente, não serão atingidos. E nós acreditamos naquilo e neles... E se existisse uma lei que os obrigasse a cumprir o que prometeram nas campanhas? Teríamos no poder estes políticos? Claro que não.

- ONG´s (Organizações Mão-Governamentais). Vocês acham que haveria lugar nas prisões para todos aqueles que se envolveram com verbas ilegais e escondidas distribuídas às ONG´s, em sua maior parte criadas por uma ou duas pessoas exatamente para nos engabelar? Pois é. A coisa ficaria bem interessante se houvesse uma lei que obrigasse os governantes a divulgar mensalmente todos os valores entregues às citadas ONG´s, com respectiva prestação de contas. O mau cheiro que sentimos hoje seria bem menor, sem dúvida.

Nenhum comentário: