sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O pensador de Simon Bolívar foi um brasileiro

Caro Surek. Para baixar, um pouco, o topete de Hugo Chavez é bom lembrar em seu blog que o grande Simon Bolívar era um grande guerreiro, desassistido, entretanto, de maiores talentos intelectuais. Sua "eminência parda" foi um brasileiro, autor de seus discursos e que dele acabou recebendo o título de General. Após sua morte, foi enterrado em Portugal e, após o fim da monarquia, seus restos mortais foram transferidos para o Brasil - Rio de Janeiro - cuja sepultura, todos os anos é visitada por nações sul-americanas, com destaque os venezuelanos, que vêm homenageá-lo, depositando coroas de flores e relembrando seus feitos em favor da libertação da América. Pena que poucos brasileiros saibam disto.

Abaixo, alguns dados deste herói brasileiro que, sugiro, seja publicado em seu blog. Por dever de justiça, quem me levou a esta pesquisa foi nosso comum amigo Emanuel Padilha.

José Inácio de Abreu e Lima (Recife, 6 de abril de 1794Recife, 8 de março de 1869) foi um político, jornalista e escritor. Mesmo sendo brasileiro de nascimento, participou com destaque das guerras de independência da América espanhola. Devido a isso, é conhecido com maior notoriedade como General Abreu e Lima por ter sido um dos generais de Simon Bolívar, um dos principais líderes pela libertação da América espanhola.

Abreu e Lima saiu do Brasil em 1818, após a execução de seu pai o Padre Roma (ex-sacerdote que abandonou a batina para casar-se) em 1817, devido ao envolvimento deste na Revolução Pernambucana. Naqueles tempos, as Ordenações do Reino não limitavam suas punições aos réus de crime de lesa-majestade, mas impunham-nas até a segunda geração. Sendo um jovem militar em início de carreira, a execução do pai nessas condições sepultava-lhe a carreira militar no Brasil.

Incorporou-se ao exército de Bolívar, com a patente de capitão, e participou das batalhas decisivas da luta de libertação da Venezuela e Colômbia. Abreu e Lima é considerado um dos heróis da independência da Venezuela e tem maior reconhecimento nesse país do que no Brasil.
Com a morte de Bolívar, e o não reconhecimento de sua patente pelo governo do General Santander , que o sucedeu, abandonou a Colômbia. Esteve nos Estados Unidos, na Europa e, em seguida, retornou ao Brasil, fixando residência no Rio de Janeiro .

Abreu e Lima é uma figura histórica complexa; mesmo tendo participado ativamente do movimento comandado por Bolívar (de inspiração republicana), ao voltar para o Brasil foi um firme defensor da monarquia brasileira.

Em 1844, retornou a Pernambuco. Foi preso sob a acusação de envolvimento na Revolta Praieira (1848). Em relação a este episódio existem divergências quanto a sua situação.

Algumas fontes afirmam que ele efetivamente não participou dessa revolta, sendo nela envolvido devido à participação de seus irmãos, razão por que foi depois inocentado dessa acusação. Outras fontes afirmam que ele esteve efetivamente envolvido e que foi posteriormente anistiado pelo governo imperial.
Abraços,
Pina Ribeiro

Nenhum comentário: