quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Formemos 50 mil ONGs

E se cada um dos cinqüenta mil rotarianos brasileiros existentes atualmente formasse uma ONG individual, ou com mais duas ou três pessoas de suas famílias, juntando essa entidade não-governamental com a maior ONG mundial, o Rotary, quantas pessoas e comunidades poderiam ser beneficiadas? Milhares de comunidades seriam aquinhoadas com projetos educacionais, de lazer ou assistenciais, melhorando tudo que estivesse ao seu redor.

Como existem hoje mais de 300 mil ONGs no país, sete mil apenas no Paraná, imaginemos quanto sofrimento e quantas necessidades poderiam ser amenizadas por esses milhares voluntários integrados nos clubes pelo seu exemplo pessoal, profissional e de negócios. Pelo que se sabe, mais de 20 bilhões de reais foram destinadas pelo Governo Federal às ONGs apenas em 12 meses, sem que a maioria delas tenha prestado contas ou dado alguma satisfação da verba recebida a fundo perdido. Ou seja, mais de 54% dessas ONGs nem prestaram contas e nem se fizeram presentes em qualquer projeto que se conheça neste abençoado mas sofrido país.

Claro que estamos fazendo adivinhações e dando tratos à nossa inteligência e ao nosso raciocínio de como melhorar o mundo que nos rodeia.

Se realmente isso ocorresse, cada um dos 50 mil rotarianos brasileiros criasse uma ONG acoplada ao CNPJ de seus clubes, imaginemos quantas pessoas seriam alfabetizadas, quantas atividades aprenderiam para o trabalho manual ou maquinal, quantas crianças carentes estariam assistidas com receitas adequadas relacionadas aos alimentos, às vitaminas e quantos pontos de tratamento ideal de água e de saneamento existiriam!? Com uma grande vantagem: cada clube tem personalidade jurídica, tem moral e tem credibilidade para executar tarefas confiáveis junto às comunidades que servem.

Com a bagagem adquirida nas suas atividades, nos seus negócios e usando conhecimento de como liderar pessoas e comunidades, creio firmemente que nossa organização estaria dando exemplo perfeito de como melhorar o mundo, dando de si antes de pensar em si e cumprindo com o atual lema do Rotary International, “Rotary Compartilha”.

Quem estiver a favor para esta ação que me ajude, enviando sua opinião ou o dia em que deseja dar os primeiros passos.

Nenhum comentário: