quinta-feira, 26 de julho de 2007

O céu existe, mas sabemos disso?

Mesmo que você não tenha alguma religião ou mesmo não tenha fé, ou não acredite nisso, deve imaginar como seria o céu. O céu, exemplo, para todos os brasileiros, quando passarem desta para melhor.

Já no popular, a frase ressoa facilmente no nosso raciocínio: quando morrermos, ou seja, quando passarmos para melhor, esse melhor deve ser algo muito bom, diferente do que temos vivido. Deve ser o céu ou estaria eu errado em dizer assim?

Se você não tivesse que pagar a prestação cada vez mais elevada, com juros que não se entende e com estalecimento de taxas e mais taxas diferenciadas, para ter uma casa própria, sonho acalentado por muitos das classes média e remendada, você estaria vivendo no céu.

Você estaria no céu, sim, se não tivesse de lutar para manter a sua família com míseros salários-mínimos, com o governo penalizando quem trabalha e quem produz e fazendo doações de cestas e de benefícios que incentivam o desemprego, o não produzir.

Estaríamos no céu se não tivéssemos que enfrentar a luta pela nossa manutenção mensal, tendo que pagar impostos cada vez maiores e não retornáveis para benefício comum e sim para manter uma máquina estatal, que só consome, nada produz.

O céu existiria para todos se 10% dos preceitos constitucionais fossem cumpridos em nosso país; teríamos uma justiça mais rápida e mais justa, teríamos segurança mais segura, contaríamos com remédios eficientes, teríamos menos doenças se apenas a água que tomamos fosse melhor tratada.

Sim, o céu existiria antes de morrermos se ficássemos atentos na hora de definir nossas leis, através dos representantes que elegemos periodicamente. Se tivéssemos uma população mais culta, mais esclarecida e que as notícias que lhe chegarem fossem sempre as mais verdadeiras, aa mais sensatas e as mais corretas, estaríamos experimentando desde já as benesses do sonhado e falado céu.

Por último, um desafio: em sã consciência, com o que você está fazendo e vivendo pela sua família, pela sua vizinhança, pela sua cidade, pelo seu Estado e pelo seu Brasil, você acha que mereceria o céu? Eu, de minha parte, acho que posso me candidatar mas tenho muita coisa ainda por fazer para merecer uma inscrição de estar ou viver no céu...

Por enquanto, penso que o céu é o limite, mas tenho que me esforçar muito para chegar lá.

Nenhum comentário: