terça-feira, 12 de junho de 2007

Como economizar de 30 a 40 reais de luz

Se você tem uma casa com telhado, a maioria tem, claro, e quer economizar um pouco no seu orçamento com os custos de energia elétrica, que tal aposentar o seu chuveiro elétrico? Pois isso é possível com um investimento de mais ou menos 100 reais e mais o custo de uma caixa d'água de 200 litros.
A história comigo começou quando li que a revista Superinteressante tinha premiado várias pessoas pelos seus inventos e vi que o cidadão José Alcino Alano idealizou a construção de um sistema de água quente a partir de garrafas plásticas de 2 litros, uso de canos de PVC, cola, tinta acrílica e isopor para fazer o isolamento da caixa d'água. De posse do seu email, fiz contato e ele me enviou o manual, agradecendo pelo meu interesse e pedindo que nada seria cobrado pela dica, desde que eu aplicasse o sistema com finalidade social, ou seja, ajudando a quem precisa.
Bom, como a gente costuma ver para crer, resolvi construir o sistema. Foi uma semana inteira de trabalho, já que não tinha prática. Testei e funcionou: gastei exatos 96 reais em material e usei uma caixa d'água velha que tinha comprado do Carmelito, o homem de materiais de demolição da João Bettega, em Curitiba. A água fica quente em mais de 36 graus durante mais de 8 horas no inverno e acima de 40 graus no verão.
Usando esse sistema, a pessoa pode economizar de 30 a 40 reais de energia, dependendo, claro, de quantas pessoas tomam banho em sua casa.
Bom, apresentei a idéia a várias entidades, principalmente no Rotary, e o clube catarinense de Lages Norte, onde fui honrado como sócio honorário, adotou o sistema para atender a uma creche, sustentada em grande parte pelos seus sócios, cujas crianças não dispunham de água quente no seu dia-a-dia. Em dois dias, com ajuda de alguns companheiros, o sistema ficou pronto, bastando que o pessoal do clube arrumasse a caixa d'água e fizesse funcionar. Acho que a esta altura está servindo bem às crianças da creche.
O manual pode ser baixado por quem queira ajudar a quem precisa. Vai aí: http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm E, em 2006, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná adotou a idéia e elaborou um manual a respeito, que pode ser baixado também por este blog: www.pr.gov.br/meioambiente/pdf/solar.pdf
Ah, caso resolva usar, mande-me um email comprovando sua utilidade e o alcance do benefício social. As boas idéias devem e podem servir a muitos. Use e abuse.

2 comentários:

Só Estrada disse...

Oi SussuAinda não economizei luz (a não ser apagando lâmpadas, é claro) mas já executo um projeto para aproveitar água da chuva.
Tão simples e tão eficiente...O futuro chegou. pelo menos nos diagnósticos piores, ou seja, os do setor ambiental.
Vamos reciclar. Vamos nos livrar dos hábitos perdulários.
agora, uma pergunta me queima:você aí brincando de cidadão americano e... quem ficou cuidando da vaquinha??????

Corruptos e Coniventes disse...

Tinha ouvido falar neste projeto, mas agora o vi. Super idéia que só precisa de boa vontade para a execução. Adorei seu blog, mostra seu lado espirituoso e adorável, parabéns .