sexta-feira, 29 de junho de 2007

Parece, mas não é

Muita coisa parece como verdadeira para nós ou para outros mas, na realidade, essa coisa é um tanto diferente daquilo que poderia parecer. Vejamos algumas estórias vivenciadas:

1.
Quando o então presidente da Polônia, Lech Walesa, curtindo ainda os efeitos da abertura do Leste Europeu, a derrubada do Muro de Berlim, quis visitar o Estado do Paraná, sua assessoria ou sua embaixada programou um encontro com lideranças empresariais num local que imaginaria ser abrangente, de todo o Estado do Paraná. A visita foi feita para a sede bem engendrada da Associação Comercial do Paraná. Mais tarde descobriram que a atuação da ACP, embora tenha tradicionalmente o nome do Estado, é restrita à cidade de Curitiba. Ou seja, pareceu que era para o Paraná inteiro.

2.
Ainda nos tempos de editoria do jornal bilingüe polonês Lud, O Povo, veio uma revelação histórica de que a colonização polonesa ao Brasil aconteceu por engano para um grupo de 71 famílias. Esse pessoal tinha adquirido passagem em navio que o levaria para as Américas, e o porto era de São Francisco. Qual não foi a surpresa ou a desilusão quando todos aportaram em São Francisco, mas do Sul, em Santa Catarina, sendo em seguida direcionados todos para a cidade de Brusque, que se transformou no berço da colonização polonesa do Brasil! Que a historiadora amiga Maria do Carmo Kruger Goulart me confirme ou me conteste. Mas isso foi tirado pelo escritor e pesquisador, já falecido, Jan Krawczyk, com artigo publicado numa das edições daquele jornal da comunidade polônica que encerrou atividades em 1998.

Nenhum comentário: