quarta-feira, 20 de junho de 2007

É possível Dar de Si Antes de Pensar em Si?

Como muitos amigos e conhecidos sabem, pertenço a uma organização mundial de prestação de serviços voluntários, o Rotary International, onde cheguei a ser até governador de um dos seus Distritos, o 4730, ao qual continuo pertencendo. Comecei a conhecer a organização quando atuava no jornalismo, em Curitiba, no Diário do Paraná, dos Diários e Emissoras Associados, tendo sido convidado permanente de um dos clubes, o Rotary Club Curitiba Oeste, então presidido por um grande amigo meu, Osvaldo Obroslak.
Suas reuniões eram animadas, respeitosas e as presenças ali eram de gente conhecida na cidade, grandes profissionais que respeitava e poucas vezes encontrava assim, todos reunidos, tratando de serviço à comunidade.
O que mais me atraía era o carinho com que recebiam os convidados, outros profissionais, ou mesmo pessoas de suas famílias, esposas, filhos, netos e bisnetos. Já na porta, um grupo saudava os chegantes e os encaminhava a lugares onde sempre havia uma pessoa designada para deixá-los à vontade, com informações de como funcionava o clube, a organização, o que fazia, que comunidade servia, etc.
Como minha função no jornal era de colunista social com textos mais informativos do que badalativos, costumava ter em primeira mão notícias importantes, confiáveis e de gente importante nas esferas oficiais e empresariais.
Outro motivo de atração era também que naquele clube não havia discussão sobre temas polêmicos, que dividissem o plenário, que motivassem distenções e desagregação. Todos os assuntos tratados giravam em torno de um slogan instigante, Dar de Si Antes de Pensar em Si. E havia um outro que me agradava: Mais se Beneficia Quem Melhor Serve.
Bom, somente o primeiro slogan já daria o que pensar e a fazer.
Dentro daquilo que eu fazia profissionalmente, sempre pensando que a notícia deveria servir e não atender ao um anseio egoístico pessoal, ou de promoção pessoal, os rotarianos e seus assuntos comunitários me encantavam e ainda me encantam, principalmente aqueles que nos dias atuais continuam agindo dentro de seu slogan maior, o Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Há muitos outros motivos para mostrar quão gratificante é servir no seu dia-a-dia, pela família, pela vizinhança, pelo bairro, pela cidade, Estado e Nação, sendo um sócio de um Rotary Club mais próximo.
Mas, o encanto por esta organização de serviços, uma super ONG, que é integrada por líderes profissionais que buscam a paz e a compreensão mundiais, pode ser dissecado em futuros escritos.

Nenhum comentário: