segunda-feira, 11 de junho de 2007

Como encantar voluntários

Tenho que registrar um fato que tento há muito desenvolver: como encantar voluntários para a atividade comunitária?

Cada um de nós deve ter tido algum tipo de experiência nessa área. Se foi encarregado de uma tarefa em que envolvia mais de uma pessoa, deve ter aplicado algum segredo para arregimentar essa(s) segunda(s) pessoa(s) para completar a atividade. Se pelo jeito de chegar nela, se usando forte argumento ou apenas aplicando seu poder de persuasão.

O maior problema estaria em como liderar algum grupo sem parecer que está liderando. Vocês já entraram nessa dúvida? Já fui e fiquei nela, por várias vezes. Quantas vezes ia a alguma reunião para iniciar um projeto e decidia que não iria abrir a boca, a fim de não ter mais uma incumbência comunitária? Muitas. Ouvia o assunto, acompanhava as idéias em volta dele e, em determinado momento, quando entrava no tema, usava da palavra e ao final dos debates ficava com alguma responsabilidade. Isso é liderar ou não saber liderar?

Como participar de um projeto sem que tenha ao final de assumir responsabilidades?

Com o passar dos anos e amealhando experiências nisso tudo, cheguei à conclusão de que essa coisa de liderar ou ser liderado vai muito de cada pessoa, de cada jeito de olhar as coisas que nos rodeiam.

Creio, de forma firme, que o maior e o melhor projeto é aquele em que todos os envolvidos participam ou vão participar, independentemente de quem esteja à sua frente. Lamento revelar que são poucos os que sabem liderar ou que sabem encantar voluntários. Mas que eles existem, ah, sim, existem, para nosso entusiasmo e nossa re-oxigenação.

A melhor liderança que conheci em meu mais de meio século de atividades comunitárias foi sempre aquela que usou empatia. Colocar-se no lugar do outro, buscando sentir e aplicar a vontade da maioria dos envolvidos, para mim, é a fórmula melhor de encantar voluntários no mundo terrível, egoísta e egocêntrico, em que vivemos. Quem tiver uma outra forma que amplie essa revelação, por favor, me instigue mais e melhor.

Nenhum comentário: